Ex-comandante da PM Rodoviária é condenado pela 3ª vez por contrabando de eletrônicos. Vai vendo!

O ex-comandante da PMR (Polícia Militar Rodoviária) de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel PM Luiz Carlos Rodrigues Carneiro, foi condenado pela 3ª vez pelo crime de contrabando de produtos eletrônicos. Preso durante a “Operação Oiketicus”, ele agora foi condenado a um ano e três meses de reclusão no regime aberto pela juíza federal Júlia Cavalcante Silva Barbosa, da 3ª Vara Federal de Campo Grande.

Luiz Carneiro foi preso em flagrante no dia 17 de julho de 2020, conduzindo uma caminhonete S-10 com R$ 361,5 mil em mercadorias contrabandeadas. Na ocasião, ele chegou a se identificar como tenente-coronel PM e alegou ter ido socorrer um amigo. A magistrada substituiu a pena pela prestação de serviços à comunidade e pelo pagamento de R$ 15 mil.

No entanto, Júlia Barbosa também determinou a suspensão do direito de dirigir veículos por cinco anos e a perda dos produtos eletrônicos em favor da União. Luiz Carneiro alegou preliminar de nulidade por quebra da cadeia de custódia do aparelho celular apreendido.

No mérito, ele sustentou que não estava conduzindo o veículo apreendido e que apenas emprestou a caminhonete para Fábio Froes Júnior. O ex-comandante da PMR “pediu a aplicação do princípio in dubio pro reo”, destacando que é primário, tem bons antecedentes e merecia a absolvição, mas a juíza apontou pontos contrários aos argumentos do oficial e negou o pedido.

Ele também já foi condenado a 7 anos de prisão, em regime fechado, também por contrabando. O oficial, que já tem condenação pela Oiketicus, foi preso em flagrante em novembro de 2020 com um carregamento de celulares contrabandeados do Paraguai. Com informações do site O Jacaré