A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), determinou a preparação do sistema de captação de águas pluviais para o período de chuvas que se aproxima.
Apenas nesta semana, a limpeza das bocas de lobo visitou três mil pontos para a retirada de resíduos, como terra, garrafas pet, de vidro, plástico e folhas de árvores. O mutirão de limpeza conta com pelo menos seis equipes diariamente, o dobro dos dias normais.
A Sisep mantém equipes diariamente fazendo a limpeza, manutenção e reparos nas bocas de lobo e também nos PVs (poços de visita), mais conhecidos como bueiros. Só de boca de lobo são em média 10 mil unidades limpas por mês, com o cronograma diário sendo elaborado com as solicitações recebidas pelo telefone 156, pela plataforma Faca CG e recebidas diretamente pelos servidores da Sisep.
“Com a estiagem e os ventos muitas folhas de árvores acabam indo para as bocas de lobo junto com outros tipos de materiais, como plásticos e garrafas pet. Isso acaba provocando o entupimento das bocas de lobo, colapsando o sistema de captação da água da chuva”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli.
Ele reforça o pedido para que a população não jogue lixo nas ruas, para não prejudicar o sistema de captação da água das chuvas. Nessa etapa do mutirão os trabalhos estão concentrados nas principais avenidas de Campo Grande.
São elas: Ernesto Geisel, José Barbosa Rodrigues, Afonso Pena, Cônsul Assaf Trad, Lúdio Martins Coelho, Duque de Caxias, Mato Grosso, ministro João Arinos, Eduardo Elias Zahran, Bandeirantes, Bom Pastor, Fernando Corrêa da Costa, Ricardo Brandão, Via Park, Tamandaré, Mascarenhas de Moraes, Rachid Neder, Guaicurus, Três Barras, além das ruas Brilhante e Chaad Scaff.