Empresários fazem carreata em protesto à fronteira fechada e cerca de 5 mil perderam emprego

Os comerciantes de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), fizeram uma carreata para protestar contra a decisão do Governo paraguaio de não adotar um plano que permita a reativação da economia nas regiões fronteiriças. De acordo com os organizadores, a carreata teve a participação de 1,2 mil pessoas percorreu as avenidas José Berges e Dr. Francia.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) centenas de lojas fecharam as portas devido à impossibilidade de vender seus produtos para os clientes brasileiros que fazem o turismo de compras na região. “Estamos cansados de promessas. Queremos que se habilite uma mesa de diálogo permanente com o ministro de Fazenda ou alguém que tenha a possibilidade de tomar decisões. Até agora nenhuma das nossas propostas enviadas ao Governo sido levadas em conta”, disse Alejandro Benítez Araña, diretor da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero.

A situação está cada vez pior, pois o programa de auxílio do Governo não chegou às camadas mais baixa da sociedade. Por outro lado, cerca de seis mil pessoas perderam seus empregos e não têm para quem recorrer. Os empresários querem uma resposta efetiva do Governo para evitar uma revolta social.

Fala-se em até 5 mil desempregados só em Pedro Juan Caballero.