Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita em dezembro de 2023 pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aponta que Campo Grande (MS) tem 61,4% das famílias endividadas, totalizando 198.664 pessoas.
O levantamento, realizado com base na renda familiar das famílias, analisa as arrecadações comprometidas com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.
O cartão de crédito é o principal motivo dos endividamentos e representa 71,2% das contas, sendo que em seguida aparecem os carnês (17,2%), os financiamentos da casa própria (8,4%) e os de automóveis (7,5%).
Os dados mostram que, em dezembro de 2022, o número de endividados era de 60,5% das famílias, ou seja, uma alta de quase um ponto percentual em 12 meses na comparação com dezembro do ano passado (61,4%).
Na análise da CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), é muito importante que os campo-grandenses fiquem atentos às medidas de renegociação de dívidas das empresas para sair do endividamento, tornando-se adimplentes e começando o ano sem dívidas e preocupações.