Os sete novos casos incluem um adolescente de apenas 16 anos de idade de Maracaju, porém, a maioria dos infectados continua sendo Campo Grande, que já tem 60 pacientes, dos quais 37 já foram curados e 23 continuam doentes. Os novos infectados são quatro homens e três mulheres, com idades que variam de 16 e 42 anos.
Além de Maracaju (1) e Campo Grande (60), as outras cidades com casos de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul são Dourados (8), Três Lagoas (4), Aquidauana (2), Ponta Porã (2), Itaquiraí (1), Aparecida do Taboado (1) e Costa Rica (1). A faixa etária com mais infectados (34,4%) são os jovens de 20 a 29 anos e as relações sexuais aparecem com predominância na forma de contágio, com 56%.
A Monkeypox é uma doença, que embora seja conhecida popularmente como varíola dos macacos, causada por um vírus que infecta roedores na África. Até maio de 2022, todos os surtos da patologia estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente, apresenta transmissão entre humanos.