Em 24 horas, MS registra 12 mortes e superlotação nas UTIs. A situação ainda pode piorar!

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou em boletim epidemiológico 12 mortes e 2,9 mil casos de Covid-19. Os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicados no documento indicam que há 115 pacientes em 113 leitos de terapia intensiva públicos, dedicados ao coronavírus no Estado a indivíduos adultos.
A média móvel – índice usado para facilitar a visualização de dados e reduzir eventuais subnotificações – é de aproximadamente 12 mortes e 2,8 mil infecções a cada 24 horas, na última semana. Atualmente, há maior número de infecções diárias em toda a pandemia, recorde quebrado durante vários dias consecutivos, mas a média de óbitos, mesmo que tenha crescido, ainda representa patamar inferior ao pior momento da pandemia, em meados de junho, e não segue com a mesma intensidade o número de casos.
As novas vítimas tinham entre 22 e 89 anos e eram da Anaurilândia, Amambai (2), Campo Grande (4), Ladário, Bodoquena e Terenos. No próprio documento, consta que “o excedente da capacidade, quando houver, representa pacientes em leitos covid-19 ainda não habilitados pelo SUS [Sistema Único de Saúde], mantidos pelas secretarias municipais e estadual de saúde.”
Vale dizer que houve ampla desativação de leitos no fim de 2021, conforme a demanda hospitalar foi reduzindo. No entanto, a variante Ômicron fez crescer exponencialmente as infecções pela doença, por se tratar de uma cepa mais contagiosa, e, proporcionalmente, isso tem feito crescer o número de casos graves, já que ao menos 26% da população do Estado não tem duas doses da vacina.
Desde o início da pandemia, mais de 422,2 mil casos de covid-19 foram confirmados no Estado. Além disso, foram registradas 9.868 mortes pela doença. Há também 343 internados e 22 mil em isolamento. Com informações do site Campo Grande News