Em 10 meses, número de multas “explode” e Detran registra 404 mil infrações de trânsito na Capital

Nos últimos 10 meses deste ano, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) registrou 404 mil infrações no trânsito em Campo Grande (MS), o que representa uma média de 40,4 mil multas por mês e 1.349 irregularidades flagradas por dia.

Segundo os dados do órgão de trânsito, o número de infrações flagradas este ano em Campo Grande supera os últimos nove anos de registros. Além disso, a tendência é aumentar ainda mais, pois o uso de drones amplia a visão dos agentes de trânsito que fazem a autuação.

Para desespero dos motoristas, a partir desta semana que se inicia, a fiscalização ganha o reforço de mais quatro novos drones. De acordo com o BPMTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito), desde o início do uso do drone há uma sensação maior de fiscalização e, por não saber onde o aparelho está, o condutor passa a ter uma direção defensiva, com receio da multa.

As principais infrações cometidas no trânsito de Campo Grande são o uso de aparelho celular, a falta de cinto de segurança, ultrapassar sinal vermelho e avançar a placa de “Pare”. Claro que com o auxílio do drone os policiais militares se posicionam em locais estratégicos de infrações.

Como aconteceu em abril nos altos da Avenida Afonso Pena, onde o drone flagrou condutores realizando manobras perigosas com veículos e agentes estiveram no local. O BPMTran não divulga os locais onde o drone atua, apenas afirma que pretende estender a fiscalização para toda a cidade e que não há locais específicos.