Réu por improbidade administrativa em quatro ações, o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), corre o risco de se tornar ficha-suja e, consequentemente, de ser impossibilitado de disputar eleição por oito anos. Em um dos processos considerado demorado e complexo, Bernal terá de provar inocência da acusação de pedalada fiscal supostamente realizada em 2015 e 2016.
Conforme a ação, ele e o ex-secretário de Planejamento Disney de Souza Fernandes realizaram suplementação e remanejamento orçamentário de R$ 175 milhões sem autorização da Câmara Municipal. Bernal e Disney terão agora o direito de ampla defesa, onde poderão juntar documentos, apresentar testemunhas, pedir perícia, enfim, provar inocência.
Após essa fase, o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul poderá absolver ou condenar os dois. Esse processo possui como punições: multa, perda de cargo público, proibição de contratar com o poder público e, ainda, reparação de dano ao erário. Contudo, apesar de todas essas penalidades, o que mais preocupa um político, segundo André Borges, é se tornar ficha-suja.