Segundo a PRF, o veículo estava sendo conduzido em um movimento de zigue-zague na pista e, diante da possibilidade de o motorista estar sob efeito de alguma substância que altera os sentidos, foi dada ordem de parada. Ao serem solicitados os documentos da carga, o condutor disse que não tinha e apenas informou que o caminhão teria sido carregado em Maracaju (MS) com destino ao interior do Estado de São Paulo.
Desconfiados, os policiais rodoviários federais realizaram uma busca minuciosa e encontraram vários tabletes de cloridrato de cocaína dentro de um dos tanques de combustível do caminhão. Questionado, o condutor disse que não sabia da existência da droga, mas foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Dourados juntamente com o caminhão e a cocaína.
Anteriormente, a 1ª grande apreensão de cocaína deste ano foi no dia 18 de janeiro e foram interceptados mais de 238 quilos da droga em Rio Verde (MS). No ano passado, Mato Grosso do Sul registrou o maior volume de apreensões de cocaína e, em meio a grandes apreensões, o cenário pode se repetir em 2024.
De acordo com dados estatísticos levantados com base em informações do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), disponibilizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em 2023 foram apreendidas 18,4 toneladas somente de cocaína.