Duas semanas depois de anunciar que se retiraria da administração do governador Eduardo Riedel (PP), na noite de ontem (26), o PT oficializou a saída e entregou todos os cargos ocupados no governo estadual devido à mudança partidária do chefe do Executivo e a impossibilidade de manter a aliança.
A decisão foi comunicada em reunião a portas fechadas, na Governadoria, no início da noite de ontem, quando participaram do encontro os deputados estaduais Gleici Jane, Zeca do PT e Pedro Kemp, bem como o deputado federal Vander Loubet, presidente estadual eleito da sigla, e o atual presidente estadual Vladimir Ferreira.
Conforme o site Campo Grande News, Vladimir Ferreira revelou que a reunião foi de alto nível entre pessoas republicanas. “Nós avaliamos todo o cenário político, os desafios que o PT tem pela frente e comunicamos ao governador a decisão de saída do governo”, completou.
Ele acrescentou que todos os cargos foram colocados à disposição e que a bancada seguirá apoiando ações institucionais do governo federal e estadual. Já Vander Loubet afirmou que a saída ocorreu após o desmonte do PSDB no Estado, com a ida de Reinaldo Azambuja, então presidente estadual, para o PL.
“Nós ajudamos a vencer o segundo turno de 2022. Viemos para dentro do governo, o Estado ganhou com isso pelos investimentos do governo federal, e a reciprocidade foi muito grande, tanto da parte dele em reconhecer, quanto da nossa em reconhecer também as ações do governo federal. Em toda a vinda de Lula, Riedel esteve presente, mas eles tomaram a decisão de se aliar àqueles que os ajudamos a derrotar, e isso impossibilita qualquer aliança sem uma relação dentro do governo”, declarou o parlamentar.