O Ministério da Justiça do Paraguai determinou a substituição imediata de Domingo Antônio Bazan da Direção da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com Ponta Porã (MS). A decisão é porque foram divulgadas nas mídias sociais fotos de detentos utilizando um frigobar dentro do presídio e ingerindo bebidas alcoólicas.
Domingo Bazan estava no posto desde a famosa fuga em massa, quando 76 integrantes de facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) fugiram, alguns pelo portão principal da penitenciária. No lugar dele, o Ministério da Justiça designou Antônio Amarilla, até então diretor da Penitenciária de Concepcion.
O presidiário causador da queda do diretor é Victor Hugo Garcia Medina, envolvido em vários crime e fazia parte do grupo fugitivo. Ele foi recapturado no Brasil e entregue aos paraguaios, conquistou a liberdade, mas em seguida voltou a ser preso por participar de violento assalto na cidade de Bella Vista do Norte, que faz fronteira com Bela Vista (MS).
Na manhã de ontem (1º), a Polícia Nacional do Paraguai removeu em aviões e helicópteros da Força Aérea, 25 presos da Penitenciária de Pedro Juan Caballero. O destino deles por medida de segurança não foi revelado.