Levantamento do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicado pelo site Midiamax revela que até o dia 31 de dezembro deste ano terão de ser concluídos 17.726 processos da 1ª CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que foram iniciados em 2019.
Chamados de “processos da pandemia”, eles tiveram sua vigência prorrogada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) por causa das paralisações e adiamentos causados pela pandemia de Covid-19.
Esses mais de 17 mil processos ativos são de pessoas que já têm os agendamentos práticos, ou seja, as provas práticas agendadas no Detran-MS.
No entanto, o acúmulo de processos tem gerado preocupação nas autoescolas. Por ter várias etapas, o processo para formação de condutores leva tempo.
São feitos exames médicos, além de aulas teóricas e práticas até a realização das provas no Detran. Por isso, um prazo de 12 meses é concedido ao candidato a condutor.
Pessoas que iniciaram o processo a partir do dia 1º de janeiro de 2024 com o objetivo de conseguir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) continuam com o prazo normal para concluir o processo, ou seja, os 12 meses a contar da data do protocolo.
Já os que abriram o processo entre 2019 e 2023, têm até 31 de dezembro para concluir. Por isso, muitas escolas relatam lotação de alunos e uma “correria contra o tempo” para dar conta de concluir esses processos.