O balanço aponta que os óculos têm se mostrado eficaz em trazer resolução para os mais diversos delitos, tais como casos de veículos clonados, carros usados no tráfico de drogas e carros frutos de furtos e roubos.
Conforme o Detran-MS, entre os dias 11 e 15 deste mês, foram seis casos de sucesso nas mais diversas regiões de Mato Grosso do Sul, como um HB20, localizado em caminhão guincho no município de Ponta Porã, que tinha sido roubado no dia 4 de maio em São Paulo (SP).
Já no dia seguinte os policiais descrevem outra resolução de sucesso, que terminou na apreensão de 49 quilos de cocaína fracionados em 45 tabletes encontrados em um tanque de combustível de uma Hilux SW4, que trafegava em Amambai (MS).
Em 14 e 15 de junho, dois veículos também foram recuperados, sendo um Corsa, encontrado rodando no centro de Ponta Porã (MS), onde foi furtado no dia 21 de janeiro, bem como um Fiat Toro, roubado de Poa (SP) no dia 11 de setembro de 2023.
Essa tecnologia inovadora dos “óculos OCR” funciona como ferramenta de patrulhamento viário em campo, proporcionando uma verdadeira ‘visão de robocop’ para agentes do Detran-MS.
O equipamento tem uma câmera no centro, que registra – assim que redirecionada pelo agente – a placa do veículo, com consulta instantânea em bases nacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).