A investigação concluiu que o preso era o arrendatário da propriedade rural onde as drogas foram apreendidas. Na fazenda, tinha uma pista de pouso, onde um avião que não foi encontrado no local havia acabado de decolar após descarregar a carga de droga. A carga de droga foi avaliada em quase R$ 50 milhões e totalizou 494.35 quilos.
A cocaína estava enterrada ao lado de uma pista de pouso e decolagem para aviões em uma fazenda na fronteira seca entre Brasil e Paraguai. Policiais do DOF faziam patrulhamento na região, quando visualizaram um avião decolando de uma fazenda próxima à fronteira e seguindo em direção ao país vizinho, o que chamou atenção dos agentes.
Na entrada da propriedade, duas pessoas foram abordadas e durante a entrevista, eles afirmaram aos policiais que estavam no local para carregar a droga no avião e que a aeronave havia deixado a fazenda carregada com cocaína. Eles disseram ainda que a mesma quantidade de entorpecente levada na aeronave de volta ao Paraguai estava enterrada ao lado da pista.
Durante as buscas, os policiais encontraram os diversos fardos de cocaína enterrados, além de combustível para avião. Outras duas pessoas que estavam na fazenda também foram detidas. Com elas, foi localizada uma arma de fogo. Com informações do site Campo Grande News