A criação da Fadeb (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica) colocou Mato Grosso do Sul como referência da Educação Básica no Brasil, principalmente em relação à matemática. A informação é da doutora em Educação Katia Stocco Smole, membro do Ceesp (Conselho Estadual de Educação de São Paulo).
“A Fadeb tem trabalhado para melhorar a educação matemática desde os primeiros anos de aprendizagem. É um projeto muito grande em colaboração com os municípios de Mato Grosso do Sul, e preocupação com a recomposição das aprendizagens dos alunos, além de parcerias para apoiar as escolas e professores na melhoria do ensino e aprendizagem da matemática”, disse Katia Smole.
Ela ainda completou que não são resultados que trouxeram transformações grandes, mas, no médio prazo, o projeto vai virar o jogo do ensino e a aprendizagem de matemática no Estado, porque estimula os professores a fazerem com que todos aprendam matemática na idade certa.
A fala de Katia Smole foi acompanhada pela de Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, secretária de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), que destacou o papel fundamental de Mato Grosso do Sul no regime de colaboração entre União, Estado e municípios.
Para ela, a discussão central do diálogo entre o governo federal e Mato Grosso do Sul foca na qualidade e no avanço da Educação Básica”. “O secretário de Educação Hélio Daher, por ser um professor da rede, é muito sensível às necessidades que a gente tem para avançar e ter mais qualidade na Educação Básica, e ter uma aprendizagem mais significativa. Tem um foco muito para o Ensino Médio, por conta da pasta, mas tem sido um grande parceiro do MEC no fortalecimento do regime de colaboração no estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Kátia Schweickardt acrescentou que há um trabalho hoje muito colaborativo entre União e Governo do Estado para mobilizar especialmente esses novos secretários para garantir o direito das crianças não só da alfabetização na idade certa, na idade adequada, mas também para a recomposição das aprendizagens e também para a gente fortalecer essa política sistêmica da Educação Básica, olhando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A avaliação foi feita durante o 9º Congresso Internacional de Educação, realizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), em agosto, em São Paulo. O evento voltado à educação matemática, reuniu especialistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes do MEC, em torno de debates sobre a recomposição das aprendizagens no pós-pandemia e a construção de uma educação mais equitativa e de qualidade em todo o País.
Na avaliação de Hélio Daher, a criação da Fadeb representa um marco institucional no Estado e a consolidação de um modelo de política pública voltado à equidade e à aprendizagem. “A Fadeb foi criada como um braço da Secretaria de Educação para articular o desenvolvimento da Educação Básica em Mato Grosso do Sul, que tem 80 redes públicas de educação: uma estadual e 79 municipais. A principal dificuldade sempre foi criar políticas públicas que abrangessem e agregassem todas essas redes”, falou.