A irresponsabilidade punida com a exoneração num caso absurdo ocorrido na cidade de Coxim essa semana.
O gerente de Transporte Escolar, Djair Bezerra Leite, foi sumariamente demitido depois que o motorista do ônibus escolar, Cleyton Matos Campos, de 47 anos ter atropelado e matado a estudante de enfermagem Letícia Camargo, de 25 anos, da UFMS.
A fato ocorreu na manha da última terça-feira (12/11) por volta das 7h, na Avenida Mato Grosso do Sul, quando a jovem seguia para o estágio.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (13), um dia após o acidente que tirou a vida da estudante.
No caso que envolveu o servidor Cleyton Matos Campos que, segundo a secretária de Educação, Marly Nogueira, é concursado desde 2022 e estava com a CNH vencida há mais de um ano.
Isso demonstra a total irresponsabilidade do motorista e do gerente de Transporte, Djair Bezerra Leite, que foi punido com a demissão sumária.
Segundo a Polícia Civil informou, após o acidente que resultou no atropelamento da jovem Letícia ele chegou a dizer que manuseava o celular no momento do ocorrido, mas mudou a versão em seguida.
A secretária de Educação, Marly Nogueira, admitiu que houve falha na verificação da documentação do servidor, o que culminou na exoneração de Djair, que comandava a pasta de Transporte Escolar desde 6 de janeiro de 2025.
“A pasta não averiguou, então nós tomamos as medidas cabíveis. Já instauramos um procedimento interno para apurar e responsabilizar as pessoas, porque houve uma falha”, disse.
Questionada sobre a situação do servidor que atua como motorista do ônibus escolar, a secretária informou que o município instaurou uma sindicância. Uma comissão será montada para apurar os fatos e, por enquanto, ele não será exonerado.
“Não [será exonerado]. É por isso que foi aberto o processo de sindicância, para avaliar e ver como vai ficar a situação dele”, respondeu a secretária.
Devido ao fato de ele ser concursado, segundo explicou a gestora, ele tem direito à defesa.
“Conforme formos avançando com a instauração do procedimento interno, vamos colhendo as provas, com o jurídico e com a controladoria do município”, pontuou.
Morte da Estudante
De acordo com testemunhas, o veículo trafegava em alta velocidade no momento do atropelamento. O ônibus atingiu a estudante e colidiu contra uma árvore. Após o impacto, o ônibus ainda passou por cima da vítima.
Letícia chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional Álvaro Fontoura Silva, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Coxim. Natural de Pedro Gomes, a estudante cursava o último semestre de enfermagem e estava prestes a se formar.
O motorista do ônibus também foi encaminhado ao hospital e, após atendimento, prestou depoimento à Polícia Civil, que investiga as causas do acidente, posteriormente ele foi preso em flagrante.
Funcionário efetivo da prefeitura municipal, Cleyton dirigia um ônibus escolar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de um ano, recusou-se a realizar o teste do bafômetro e possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
