Dois dias após a vitória histórica do Blog do Nélio no Supremo Tribunal Federal pela liberdade de imprensa (veja no link abaixo), um empresário investigado por corrupção agrediu funcionários e ameaçou matar o dono do jornal Campo Grande News, o jornalista Lucimar Couto, na manhã desta sexta-feira.
http://calar-jamais-verdade-comeca-ser-contada-agora-blog-nelio-ganha-liminar-contra-o-tjms-e-mpems
O empresário Fabrício Freitas, 41 anos, dono da empresa Planeta ABC Soluções em Educação, suspeita de irregularidades em licitações investigadas na Operação Toque de Midas, apareceu na sede da empresa nesta manhã e pediu para falar com o diretor do site.
Minutos depois, foi atendido e, já na sala da diretoria, passou a ameaçar o empresário e jornalista Lucimar Couto.Aos berros, Freitas dizia repetidamente que pretendia matar o dono do Campo Grande News. “Vou meter uma bala na sua cara”, disse.
Freitas, em seguida, partiu para cima do diretor e chegou a derrubar o computador da mesa, momento em que foi contido pelo gerente da empresa, Samuel Echeverria, e outros funcionários.
Relutante em deixar o prédio, ainda acabou ferindo a mão esquerda de uma funcionária – ela foi levada ao Instituo de Medicina e Odontologia Legal para fazer exame de corpo de delito. Levado para o lado de fora do jornal, o dono da Planeta ABC continuou com ameaças de morte e agressões verbais.
A Polícia Militar, então, foi acionada e levou Freitas à Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). O dono do jornal, o gerente e a funcionária ferida foram à delegacia para prestar queixa.
Toque de Midas – O esquema que envolve a Planeta ABC, dizem os federais, rendeu pelo menos R$ 700 mil aos participantes, mas as fraudes podem somar mais de R$ 1 milhão. Cada livro que ele vendia para o Poder Público custava o equivalente a quatro, afirmam os investigadores.
A investigação constatou que a Planeta ABC, junto com outra empresa, que não teve o nome divulgado, direcionava licitações, usando para isso concorrentes fictícios, de forma a sempre sair vencedora, combinava e superfaturava os preços dos contratos.
O Campo Grande News acompanhou parte da operação na quarta-feira (3), que incluiu uma batida na empresa de Freitas, na Rua Antônio Maria Coelho, na Capital. Na ocasião, a reportagem inclusive conversou com o empresário.
Ele disse que o superfaturamento identificado pela PF, de até 368%, era porque outros custos estavam embutidos no preço dos livros, como contratação de equipe de assessoria e formação de professores.
A liberdade de imprensa ainda não é plenamente garantida no Brasil. Dois dias após a vitória histórica do Blog do Nélio no Supremo Tribunal Federal, um empresário investigado por corrupção agrediu funcionários e ameaçou matar o dono do jornal Campo Grande News, o jornalista Lucimar Couto.
A confusão terminou com uma funcionária machucada e o dono da ABC Soluções em Educação, Fabrício Freitas, 41 anos, levado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) no Centro pela Polícia Militar.
O grave incidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, dois dias após o Supremo suspender a liminar que determinava a retirada do blog sob pena de prisão do jornalista Nélio Brandão. Ele venceu a primeira batalha contra o ASMPMS (Associação Sul-mato-grossense dos Membros do Ministério Público) e o Tribunal de Justiça.
O Campo Grande News registrou queixa contra Fabrício e a funcionária foi encaminhada para exame de corpo delito no IMOL.
O jornalista Lucimar Couto atua na imprensa do Estado há mais de 35 anos e promete que vai processar o empresário por ameaça de morte, tentativa de agressão e danos materiais e morais. (Fonte: Campo Grande News)