Eles tinham sido presos no dia 26 de março durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). A portaria com o afastamento foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Dentro do esquema, os investigadores eram responsáveis pelo transporte da cocaína de Ponta Porã, região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, até Campo Grande, utilizando viaturas da Polícia Civil.
O resultado das investigações do Gaeco também serão objeto de ação disciplinar contra os policiais civis pela Corregedoria. Considerando a decisão judicial que decretou a prisão preventiva de ambos, a Corregedoria resolveu afastar compulsoriamente os policiais civis pelo prazo que perdurar a medida imposta pela Justiça.
Foi determinado o recolhimento das armas, carteiras funcionais e demais pertences do patrimônio público destinados aos investigadores, além da suspensão de suas senhas e logins de acesso aos bancos de dados da instituição policial, e suspensão de férias, caso tais medidas ainda não tenham sido adotadas.