Seriam cômicas, se não fossem trágicas as lambanças que os médicos do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), andam cometendo na unidade hospitalar.
A última que eles aprontaram foi declarar o óbito de um paciente de 72 anos de idade, que, como o personagem “Lázaro”, da Bíblia Sagrada, “ressuscitou”, horas depois, já no necrotério do hospital
Ao mesmo tempo em que ficaram aliviados com o fato, os familiares também ficaram revoltados com a incompetência dos profissionais de saúde do HRMS que demonstraram ser incapazes de atestar a morte de um paciente.
Eles receberam a “falsa notícia” de óbito do paciente na última quarta-feira (4) e, quando o idoso estava no necrotério, souberam que ele estava, na verdade, vivo.
O caso começou no domingo (1º), quando o idoso deu entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), já em estado grave. Assim, a família aguardava a transferência para o hospital, que só aconteceu mais de 24 horas depois.
Então, na segunda-feira (2) o paciente foi encaminhado ao HRMS e deu entrada às 19h54. Ele permaneceu internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até a quarta-feira (4). Foi neste dia que a família recebeu a notícia do óbito, por volta das 12h20. “Sofremos o processo do luto por aproximadamente duas horas”, relatou um familiar.
Só depois desse momento a família recebeu uma ligação da médica, declarando o “cancelamento do óbito”. Os familiares contaram que os médicos retiraram o paciente da ventilação mecânica e do uso de medicamentos que mantinham a perfusão cerebral e cardíaca. Com isso, ele foi levado ao necrotério.
Só no necrotério os funcionários do HRMS perceberam que o idoso ainda tinha sinais vitais. Assim, ele foi novamente levado para o leito, intubado e medicado. “Ele está vivo, em estado grave. Mas sentimos que o hospital está escondendo a verdadeira situação e a negligência que ocorreu”, declarou um parente.
A família relatou que deve procurar a delegacia e registrar boletim de ocorrência pelo fato. Também que, agora, o idoso está na ala vermelha e que aguarda novamente uma vaga na UTI. Em nota, o hospital declarou que “lamenta o ocorrido e informa que está prestando toda a assistência necessária aos familiares”.
Sobre a comunicação errônea do óbito, o HRMS declarou que um procedimento administrativo foi aberto. “O paciente permanece em tratamento na unidade, recebendo os cuidados adequados de nossa equipe médica”, finaliza a nota.
Porém, o hospital não deu detalhes sobre o que ocorreu e como procederá com o médico responsável por atestar o óbito. As informações são do site Midiamax