Como é possível? Médicos do HRMS declaram óbito mas paciente “ressuscita” no necrotério do hospital  

Seriam cômicas, se não fossem trágicas as lambanças que os médicos do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), andam cometendo na unidade hospitalar.

A última que eles aprontaram foi declarar o óbito de um paciente de 72 anos de idade, que, como o personagem “Lázaro”, da Bíblia Sagrada, “ressuscitou”, horas depois, já no necrotério do hospital

Ao mesmo tempo em que ficaram aliviados com o fato, os familiares também ficaram revoltados com a incompetência dos profissionais de saúde do HRMS que demonstraram ser incapazes de atestar a morte de um paciente.

Eles receberam a “falsa notícia” de óbito do paciente na última quarta-feira (4) e, quando o idoso estava no necrotério, souberam que ele estava, na verdade, vivo.

O caso começou no domingo (1º), quando o idoso deu entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), já em estado grave. Assim, a família aguardava a transferência para o hospital, que só aconteceu mais de 24 horas depois.

Então, na segunda-feira (2) o paciente foi encaminhado ao HRMS e deu entrada às 19h54. Ele permaneceu internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até a quarta-feira (4). Foi neste dia que a família recebeu a notícia do óbito, por volta das 12h20. “Sofremos o processo do luto por aproximadamente duas horas”, relatou um familiar.

Só depois desse momento a família recebeu uma ligação da médica, declarando o “cancelamento do óbito”. Os familiares contaram que os médicos retiraram o paciente da ventilação mecânica e do uso de medicamentos que mantinham a perfusão cerebral e cardíaca. Com isso, ele foi levado ao necrotério.

Só no necrotério os funcionários do HRMS perceberam que o idoso ainda tinha sinais vitais. Assim, ele foi novamente levado para o leito, intubado e medicado. “Ele está vivo, em estado grave. Mas sentimos que o hospital está escondendo a verdadeira situação e a negligência que ocorreu”, declarou um parente.

A família relatou que deve procurar a delegacia e registrar boletim de ocorrência pelo fato. Também que, agora, o idoso está na ala vermelha e que aguarda novamente uma vaga na UTI. Em nota, o hospital declarou que “lamenta o ocorrido e informa que está prestando toda a assistência necessária aos familiares”.

Sobre a comunicação errônea do óbito, o HRMS declarou que um procedimento administrativo foi aberto. “O paciente permanece em tratamento na unidade, recebendo os cuidados adequados de nossa equipe médica”, finaliza a nota.

Porém, o hospital não deu detalhes sobre o que ocorreu e como procederá com o médico responsável por atestar o óbito. As informações são do site Midiamax