A seca que está assolando o Pantanal em Mato Grosso do Sul está afetando o rebanho bovino da região. Muitos animais estão morrendo poque vão buscar água onde antes tinham rios e lagos, mas só encontram lama, ficando atolados e morrem de fome.
O administrador rural Paulenir Barros, de 54 anos, descreveu a situação como “atípica e preocupante” pela falta da chuva. Ele conta que os bebedouros para os animais são feitos pelos próprios fazendeiros. A área tem grande criação de gado. “Nós mesmos fazemos os bebedouros, uns tanques, para o gado e também animais silvestres”, explica.
Com muita sede, os animais procuram esses locais. Contudo, a seca tem aumentado. “Quando chega na seca, o pasto vai acabando, o gado vai padecendo com fome e sede, porque não tem água de brejo, na baía”, conta. “O gado está magro, fraco, mas como tem muita sede, vai atrás de água e acaba atolando”, completou.
É quando a situação agrava mais ainda. “O gado não come mais, não levanta e se não tiver alguém para tirar, ele morre”, diz o administrador.