Com previsão de movimentar R$ 158 milhões em MS, Procon fecha cerco contra a “Black Fraude”  

Para coibir falsas promoções e demais práticas abusivas durante a Black Friday 2023, O Procon programou ações de fiscalização, senso que, antes mesmo da data, entre outubro e novembro, o órgão já realizou pesquisas de preço e identificou práticas abusivas com o aumento de preços no início deste mês para que hoje possam oferecer o mesmo valor de outubro, motivo que faz muitos chamarem a data de “Black Fraude”.
Equipes do Procon atuarão na orientação e fiscalização para que as pessoas não comprem por links enviados por redes sociais e WhatsApp. Eles também falam para pesquisar a reputação da loja e se informe sobre a política de troca.
O órgão de defesa do consumidor também terá equipes na região central e também nos shoppings, com o objetivo de fiscalizar e coibir práticas que possam de alguma forma lesar ou ludibriar clientes. A atuação será em algumas lojas, para verificar possível propaganda enganosa.
A equipe já realizou o monitoramento de preços em diversos sites de grandes lojas varejistas e, durante cinco semanas, foram conferidos os valores praticados antes, durante e será também após o evento.
Os resultados obtidos apontaram variações significativas de preços em diferentes estabelecimentos. Entre os produtos, 31,5% tiveram uma alta no preço e 44,3% tiveram desconto. Muitos itens não sofreram variações de preços entre a primeira e a última semana de monitoramento, isso representou 24,2%.
A maior alta identificada foi na televisão de 50 polegadas da marca LG, que custava R$ 1.997,17 entre 16 e 19 de outubro e aumentou para R$ 2.959,89 entre os dias 13 e 16 de novembro – aumento de 48,2%.
Outro item que encareceu no período pesquisado foi a geladeira Panasonic frost-free de 387 litros, que subiu 45,4%. O valor passou de R$ 2.699,00 para R$ 3.923,99 no mesmo intervalo de tempo.
O levantamento também identificou queda no preço de alguns produtos. A air fryer Black & Decker de 5 litros apresentou redução de 45,1%, saindo de R$ 799,00 em outubro para R$ 439,34 neste mês.
Observou-se ainda outra queda expressiva, de 44,4%, no liquidificador da marca Oster de 3,2 litros, que era comercializado a R$ 461,98 e caiu para R$ 256,76 na última semana.
O Procon também observou casos de possíveis propagandas enganosas ou falsas informações sobre os descontos da Black Friday. As práticas ilegais podem levar à aplicação de sanções nos estabelecimentos pegos em flagrante com informações falsas.
Estudo do Sebrae, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS), estima movimentação financeira de R$ 158,13 milhões para a data em Mato Grosso do Sul.
A pesquisa aponta que o gasto médio deve ser de R$ 408,04 por pessoa. Entre os consumidores, 29% querem aproveitar o dia para fazer compras e 42,9% disseram que “no carrinho” a preferência será por móveis, eletrodomésticos ou algum tipo de eletrônico. Já as roupas estão em 2º lugar no ranking, com 35%.
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, 79,4% dos entrevistados disseram que vão realizar suas compras em loja física, enquanto 23,5% vão comprar de forma on-line, porém, de lojas que também sejam físicas.
Atentos ao volume de vendas, os órgãos de proteção ao consumidor elencam dicas para ajudar na hora de ir às compras.