Com investimento em segurança e trabalho de inteligência, número de roubos em MS é o menor em 10 anos

Car Thief

Dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) revelam que 2023 teve o menor índice de roubos dos últimos 10 anos. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Renato dos Anjos Garnes, relata que os investimentos, integração das forças e ações de inteligência são responsáveis pelo resultado positivo.

 

As estatísticas da Sejusp indicam que teve 4.342 registros de roubo até quarta-feira (27), enquanto em 2022 foram 5.011 ocorrências, uma queda de 13,3%. Em relação a outros anos, o menor número da série histórica da Sejusp foi registrado em 2021, com 4.828 ocorrências do crime. Na época, em virtude da pandemia de Covid-19, a população estava em isolamento social.

 

O comandante-geral destaca que uma soma de fatores é o que tem levado à melhora nas estatísticas. Entre os fatores citados pelo coronel estão o fortalecimento da radiopatrulha, as viaturas responsáveis pelas rondas, as abordagens e o atendimento à comunidade mais rápidos e amplos, o incremento do serviço de inteligência e os investimentos.

 

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel PM Emerson de Almeida Vicente, informa ainda que a PM trabalha em cima de dados estatísticos, e que na região metropolitana, que abrange a Capital e cidades vizinhas, todas as operações de patrulhamento são programadas de acordo com os dados da Sejusp, por meio do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo).

 

Ele informa ainda que acompanha semanalmente as estatísticas, buscando sempre fazer uma análise para atuar onde há mais necessidade. Atualmente, estão trabalhando no patrulhamento para a virada do ano, traçando os locais onde ocorrem mais crimes para aumentar o efetivo pontualmente.

 

Enquanto o índice de roubos é o menor da década, o número de furtos segue em um patamar “normal”. Foram registradas 35.997 ocorrências do crime em 2023, uma queda de 8% em relação ao ano passado, quando foram notificados 39.137 furtos no Estado.