Com avanço da Covid-19, Prefeitura da Capital libera 4ª dose da vacina para pessoas a partir de 25 anos

Mulher segura frasco rotulado como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic

A partir desta quarta-feira (22), em Campo Grande (MS), pessoas com 25 anos ou mais, que tenham recebido a 3ª dose do reforço da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses, poderão tomar a 4ª dose. 

 

A aplicação será feita para quem tenha tomado qualquer uma das vacinas e se enquadre nos dois requisitos estipulados, que são idade e intervalo entre doses.

 

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), existe uma urgência para correr atrás do tempo perdido, já que a vacinação ficou paralisada por quatro meses. Além disso, foi possível notar uma queda na eficácia devido ao surgimento de novas variantes.

 

Em Campo Grande, ainda não foi notificado nenhum caso isolado da sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron. No entanto, existe uma preocupação de que ela já esteja circulando pelo município e cause um novo pico de casos da doença neste fim de ano com as festividades de Natal e Ano Novo.

 

Avanço

 

De acordo com os dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), 946 pessoas testaram positivo para Covid-19, entre os dias 15 e 22 de novembro, em Mato Grosso do Sul. Com isso, em média, foram 135,1 casos confirmados por dia no Estado.

 

Os municípios que mais registraram casos confirmados nesta última semana são Campo Grande (484), Dourados (66), Ponta Porã (50), Sete Quedas (45) e Maracaju (35), enquanto nove cidades tiveram apenas uma confirmação.

 

Mato Grosso do Sul já totaliza 583.685 testes positivos desde o início da pandemia, sendo que o primeiro caso de Covid-19 foi registrado em 14 de março de 2020.

 

O Estado totaliza 10.848 óbitos pela doença desde o início da pandemia, sendo que até a divulgação do boletim mais recente mais nenhuma morte pela doença foi confirmada.