Como diz o velho ditado, de que o seguro morreu de velho, a população de Campo Grande (MS) já está voltando a usar máscaras em razão do novo crescimento dos casos de Covid-19 no Brasil relacionados principalmente com a nova sublinhagem BQ.1 da variante Ômicron. Apesar de as medidas de prevenção ainda estarem liberadas, as pessoas, principalmente as do grupo de risco, retomaram a medida de prevenção.
Na Capital, somente na última semana foram registrados 127 novos casos da doença e uma morte, no período de sete dias, conforme os dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde). No centro de Campo Grande, várias pessoas já recorreram às máscaras novamente, porém, muitas ainda usam de forma inadequada, com o acessório no queixo, penduradas apenas em uma orelha ou sendo seguradas nas mãos.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por enquanto não há nenhuma deliberação quanto ao retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras. Contudo, de acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, principalmente para os grupos de risco ou quem esteja com sintomas o uso é recomendado, sobretudo pessoas com comorbidades. Em contrapartida, a Santa Casa de Campo Grande já divulgou em nota o posicionamento quanto à retomada do uso obrigatório de máscaras no complexo hospitalar desde a semana passada.
Vai vendo!!!