CNT revela que Estado tem a terceira malha rodoviária com menos pontos críticos no Brasil

Levantamento elaborado pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) constatou que Mato Grosso do Sul tem uma das malhas rodoviárias com menos pontos críticos no Brasil. Ao percorrer 109.103 quilômetros de rodovias do País, o Estado foi um dos que menos apresentaram queda de barreira, erosão, buracos e pontes caídas e estreitas.

Conforme a CNT, em Mato Grosso do Sul foram constatadas 0,10 ocorrências dessas falhas a cada 100 quilômetros. Com esse resultado, o Estado conseguiu a 3ª melhor colocação do ranking, ficando atrás somente de São Paulo, com 0,8 ponto crítico a cada 100 quilômetros, e do Distrito Federal,  com média de 0,03.
O levantamento, batizado de “Transporte Rodoviário – Os Pontos Críticos nas Rodovias Brasileiras”, avaliou rodovias estaduais, federais e concessionadas, entre 2012 e 2021.
Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, más condições em rodovias, como erosões, buracos e demais pontos críticos, devem ser revertidas com planejamento e investimentos, pois são prejudiciais para o setor de transportes e também para toda a sociedade.
Para ele, além de aumentar o custo do frete, impactam negativamente na segurança dos usuários. Por isso, investimentos na manutenção, conservação e recuperação são fundamentais para dar qualidade às rodovias e devem ser constantes, já que melhoram, inclusive, a produtividade dos setores econômicos.
Dados da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos ) apontam que só em 2021 foram investidos cerca de R$ 837 milhões nas rodovias estaduais.
Em 2022, esse tipo de aplicação saltou para R$ 1,3 bilhão. Os recursos saíram do Fundesul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e, para este ano, a estimativa é de que R$ 1,2 bilhão em investimento seja destinado para as rodovias estaduais.
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