O CMO (Comando Militar do Oeste), por meio do SMIF (Serviço Militar Inicial Feminino), informou que no primeiro mês de abertura de alistamento feminino no Exército 399 mulheres já procuraram a organização militar em Campo Grande para se alistarem.
Ao todo, o CMO disponibilizou 99 vagas na Capital para mulheres nascidas em 2007 e que completam 18 anos neste ano se inscreveram voluntariamente para servir ao Exército. Há ainda vagas para mulheres na Marinha em Corumbá e Ladário, mas os números não foram informados.
Para fazer o alistamento, que teve início no dia 1º de janeiro deste ano e vai até o dia 30 de junho, as mulheres têm opções via online, pelo site alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente no quartel general do CMO, em Campo Grande.
Depois disso, as candidatas ainda vão passar por outras quatro etapas: seleção geral, seleção complementar, distribuição e incorporação.
As mulheres selecionadas vão ingressar no 1º ou 2º semestre de 2026. A duração do serviço militar será de 12 meses, podendo ser prorrogada por até oito anos.