Os representantes da CGU (Controladoria-Geral da União) em Mato Grosso do Sul deram uma “bronca” na diretoria do Sesc no Estado por manter fechado há 10 anos o prédio onde funcionava o antigo Cine Campo Grande, na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade.
O local foi comprado pelo Sesc em 2013 e, desde então, segue fechado. Com 1.307 metros quadrados, foi adquirido para a instalação de um centro cultural. “Não obstante, desde a sua aquisição não foram realizadas obras de reformas e adequações que possibilitassem a utilização do espaço nas atividades finalísticas. Nos anos de 2017 e 2023 o imóvel sofreu princípios de incêndio, atribuídos à ação de vândalos, moradores de rua e/ou usuários de entorpecentes”, apontou relatório da CGU.
Em resposta ao “pito”, a diretoria do Sesc prometeu começar as obras no segundo semestre deste ano e alegou que o primeiro entrave para o início da reforma do prédio era a falta de área para estacionamento, o que foi constatado em 2015, há 9 anos.
“Durante o trabalho da empresa, identificou-se a necessidade de vagas de estacionamento. No entanto, o prédio ocupava 100% da área do terreno, inviabilizando a criação de estacionamento. Foi necessário desarquivar o processo legal de projetos anteriores para obter informações históricas e, ao fazê-lo, descobriu-se que uma das condicionantes da aprovação original, em 30/10/1986, era a existência de um estacionamento em outro lote próximo, o qual se encontrava construído, caracterizando o edifício do cinema em desacordo com a legislação vigente”, detalhou o Sesc por meio de nota.
Depois, até houve autorização para demolição do imóvel, que não estava listado como bem de interesse de tombamento. Contudo, o projeto para a construção do Sesc Cultura, que incluía pavimentos subterrâneos, tinha valores impraticáveis.
Entre os anos de 2019 e 2020, houve reformulação da proposta, com preservação da área construída. “Em 2022, o projeto de reforma sem acréscimo de área foi aprovado pela prefeitura, e a GDU [Guia de Diretrizes Urbanísticas] foi emitida pela Planurb [Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano], dando continuidade à elaboração dos projetos. complementares, previstos para conclusão em março de 2023, com previsão de início das obras no segundo semestre de 2024”, prosseguiu o Sesc.
A recomendação da CGU foi adotar providências para agilizar a conclusão do projeto, “cessando com a maior brevidade possível a situação de ociosidade do imóvel”. Após mais de 30 anos de funcionamento, o Cine Campo Grande fechou as portas em novembro de 2012.
Sobre o plano para ativar o local, o Sesc justifica que os projetos de engenharia e arquitetura estão finalizados e confirma que as obras começam este ano, mas só no final de 2024. “O Sesc MS transformará este imóvel em um centro cultural vibrante, oferecendo um espaço para encontro, aprendizado e diversão, promovendo eventos culturais, artísticos e educacionais para atender às necessidades dos trabalhadores do comércio e da comunidade local”, justifica. Com informações do site Campo Grande News