O último boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) revela que o número de casos suspeitos de varíola dos macacos chegou a 42 em Mato Grosso do Sul, enquanto a quantidade de casos confirmados da doença está em 16. Além disso, conforme o boletim da SES, nas últimas 24 horas o número de casos suspeitos da varíola dos macacos no Estado aumentou em cinco, saindo de 37 e chegando a 42.
Do total de 16 casos confirmados, a maioria, 11 deles, é em Campo Grande, enquanto o restante está distribuído por Dourados, com dois, e Itaquiraí, Aparecida do Taboado e Costa Rica, com um caso cada um. Dos 16 pacientes já confirmados com a doença, todos são homens e a maioria, 46,7%, têm entre 29 e 39 anos de idade.
O vírus, embora seja conhecido por causar a “varíola dos macacos”, infecta roedores na África e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. A SES criou o COE (Centro de Operações de Emergência), em caráter de urgência, para enfrentamento da varíola dos macacos. O Centro visa definir as estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública no âmbito estadual.