De grande a loja da Avenida Mato Grosso da Rede Big Beef em Campo Grande só a pilantragem e a falta de respeito com o consumidor. Nesta sexta-feira (22), a máscara do “requintado” estabelecimento caiu após uma ação conjunta do Procon do Estado, Delegacia do Consumidor (Decon) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
A equipe realizou uma diligência na, até então, conceituada casa de carnes especializada em cortes finos e descobriu várias irregularidades com objetivo de ludibriar o consumidor na comercialização dos produtos. Entre elas a identificação de cortes de animais das melhores raças, entre as quais a hereford, angus, charolesa, simental ou wangyu, quando não existe certificação que possa dar autenticidade à informação.
Apesar da identificação das embalagens, que induz o consumidor a erro, a equipe que realizou a ação não encontrou na unidade comercial qualquer documento, como é o caso de certificado de legitimidade que deveria ser fornecido por associações de criadores das respectivas raças, que pudesse dar legitimidade à informação.
Além disso, chamou a atenção a existência de um código (RS2), que, segundo o entendimento do Big Beef, seria da raça Angus, no entanto, na maioria das etiquetas de identificação consta Brangus. A fiscalização do Procon Estadual encontrou vários outros problemas, como 12 quilos de cortes diversos com prazo de validade expirada, identificação nas embalagens como produto a vácuo diferentemente do que se apresentava, ou seja, sem o vácuo – fator que contribuiu para sua deterioração mais rápida.
No caso da ausência do vácuo, foram encontrados 14 quilos de cortes diversos. Ainda entre as irregularidades vale ressaltar a presença de produtos com embalagens violadas e outros sem qualquer informação quanto à validade e procedência ou a existência de informações ilegíveis, dificultando a decisão de compra pelo consumidor. Além disso, por estarem impróprios para o consumo, também foram descartados cerveja, farofa pronta e sucos.