Capital começar a virar um “BBB” com a instalação de 10 câmeras de reconhecimento facial

Com as novas câmeras que serão instaladas em Campo Grande a cidade vai começar a virar uma espécie de BBB. Já são mais 112 câmeras de monitoramento no quadrilátero central e em alguns bairros próximos, como Vila Glória e São Francisco.

A novidade é que 10 delas funcionarão com a tecnologia de reconhecimento facial e de placas de veículos, o que promete auxiliar a Justiça na identificação de criminosos nas ruas.

De acordo com o secretário da Sesdes (Segurança e Defesa Social), Anderson Gonzaga, a instalação das câmeras já foi iniciada e a previsão é de que a instalação seja terminada até o final de maio.

Alguns pontos que terão as câmeras, conforme explica o secretário, são as ruas 14 de Julho e Rui Barbosa, além das avenidas Rachid Neder e Eduardo Elias Zahran, e a região da antiga Rodoviária. “Esses locais foram escolhidos devido ao grande fluxo de pessoas”, justifica. A localização das câmeras com reconhecimento facial foi mantida em sigilo.

O secretário da Sesdes também explica que haverá uma parceria de compartilhamento de banco de dados, entre a GCM (Guarda Civil Metropolitana) e as forças policiais do Estado. “As câmeras são do centro de monitoramento da GCM, mas há previsão de criarmos um convênio com a Polícia Militar e Civil”.

Entretanto, o procedimento de cumprimento de mandados de prisão e prisões em flagrante ainda será estudado pela secretaria. “Ainda vamos fazer os ajustes em relação ao protocolo de prisões”, explicou Anderson.

Desde 2019, a implantação da tecnologia de reconhecimento facial tem sido alvo de discussão na Capital. Entretanto, somente cinco anos depois, o projeto começa a sair do papel. “Eu não sei por que demorou tanto, porque não era época da minha gestão. Só que essa instalação recente tem ligação com a reforma da região central”, reitera o secretário da Sesdes. Com infos Campo Grande News