O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última terça-feira (28), revela que Campo Grande (MS) aparece como a 6ª capital brasileira com menor taxa de mortes violentas no país em 2021. No ano, a taxa registrada foi de 15,3 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Conforme o ranking, São Paulo (SP) é a capital brasileira com a menor taxa, 7,7, enquanto Macapá (AP) aparece em 1º lugar, com taxa de 63,2 mortes violentas por 100 mil habitantes. Também aparecem com as menores taxas Cuiabá (MT), com 10,6, Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC) com 10,8 e Brasília (DF), com 11,2.
Para o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, são tratadas como mortes violentas intencionais os crimes de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio – roubo seguido de morte –, lesão corporal seguida de morte, estupro seguido de morte, infanticídio e maus-tratos, qualificado pelo resultado morte.
Em 2022, Campo Grande já registrou mais mortes do que no mesmo período em 2021, segundo dados estatísticos da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). Foram 58 homicídios dolosos registrados neste ano, contra 52 de janeiro a junho de 2021. A Capital também registrou 4 roubos seguidos de morte e 5 feminicídios.