Equipes da Energisa e policiais civis da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e da Garras (Delegacia de Repressão de Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) iniciaram, na noite de ontem (26), a caça aos “gatos” de Internet de telefonia na região central de Campo Grande (MS).
Os técnicos da Energia retiraram cabos ilegais de telefonia das redes em postes da Rua Joaquim Murtinho e Rui Barbosa. Além disso, segundo a empresa, existe o risco, principalmente para motociclistas, em relação a cabos ilegais soltos em vias públicas.
Ainda conforme a concessionária, já foram mapeados mais de dois mil pontos de instalações clandestinas. Além disso, conforme a Energisa, 164 operadoras já foram notificadas para a regularização de funcionamento.
“Estamos atendendo uma demanda da população que é a questão de segurança, hoje há muitos cabos quebrados na cidade, são cabos caídos no chão, muitos problemas, principalmente com motociclistas, motoentregadores, com a população também que está andando na rua e a segurança fica comprometida”, disse o diretor técnico comercial da concessionária, Paulo Roberto dos Santos
Ele completou que muitas operadoras de internet operam na clandestinidade e utilizam estes postes sem os requisitos mínimos das normas de segurança. Além disso, acrescentou o técnico, a operação atende ao clamor da população e o objetivo é retirar os cabos que não estão identificados, os que estão quebrados e largados.