Levantamento divulgado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), associação mantida pelo trade turístico local e gestora da IGR da Rota Bonito Serra da Bodoquena, revela que o município e Bonito, principal destino do ecoturismo de Mato Grosso do Sul e um dos principais do Brasil, bateu, no mês de janeiro, um recorde de 10 anos do número de visitantes – período em que o fluxo de visitantes começou a ser monitorado pelo Observatório do Turismo.
A cidade recebeu 38.376 turistas no mês, superando o recorde do mesmo período de 2023, quando 34.800 pessoas visitaram o município. O número de visitações aos mais de 40 atrativos está em ascendência, indicando que o turista tem optado por mais passeios.
Em janeiro, foram 143.866 visitações, 6.788 a mais do que no mesmo mês de 2023, sendo que a taxa de ocupação da rede hoteleira também superou as expectativas (81%), com alto índice de satisfação dos hóspedes. Para o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB), o sucesso de Bonito com melhor destino de ecoturismo em 17 anos é resultado do trabalho do trade turístico e do poder público, onde buscamos oferecer os melhores serviços, uma cidade organizada e segura e, sobretudo, proteger as nossas riquezas, que são as águas cristalinas.
O boletim de janeiro do Observatório do Turismo de Bonito (OTEB), coordenado pelo BCVB, apontou que os passeios preferidos dos visitantes continuam sendo os balneários (66.671 visitações), flutuação (23.719), cachoeiras (15.99) e as grutas (12.856). O total de visitações representa aumento de 4,95% em relação a janeiro do ano passado. O movimento no aeroporto estadual também cresceu, com 3.572 desembarques (1.088 a mais do que em dezembro de 2023) nos voos da Azul e Gol.
A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, disse que o município teve uma temporada extremamente positiva em 2023 e iniciou o ano novo com a melhor das expectativas, reforçando o trabalho que vem sendo realizando para oferecer um turismo diferenciado e responsável, com o apoio de vários parceiros, como o Governo do Estado.
Para a coordenadora do OTEB, Janaina Mainchein, os índices evidenciam o potencial do turismo de Bonito e refletem nas ações de promoção e marketing do destino e nos eventos indutores de fluxo turístico na baixa temporada.