Bancos insistem em não respeitar os clientes. CEF descumpre tempo de atendimento e é autuada

A agência da Caixa Econômica Federal em Sidrolândia foi autuada pela equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) devido ao registro de irregularidades no atendimento aos clientes. Recorrente na maioria dos bancos, o tempo excessivo de espera não foi registrado pela fiscalização devido à quantidade mínima de pessoas que se encontravam na agência.

Entretanto, outras irregularidades detectadas motivaram a expedição de auto de infração e a orientação sobre a necessidade de estabelecer bom relacionamento com o cliente. Na agência de Sidrolândia não existe, por exemplo, placas ou cartazes informativos da disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor ou da proibição de uso de telefones celulares no interior do estabelecimento ou, ainda, de atendimento prioritário para gestantes, pessoas com crianças ao colo, idosos, portadores de necessidades especiais ou espectro de autismo.

Além disso, não há na Caixa registro eletrônico de saída quando se trata de atendimento gerencial ou em mesas e os comprovantes de operações são emitidos em papel termossensível, o que é proibido por Lei. As denúncias podem ser formalizadas por qualquer consumidor que se sentir prejudicado em sua relação de consumo.

Para isso, pode se dirigir à sede do Procon, na Rua 13 de Junho, 930, e, além disso, estão disponíveis o telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site www.procon.ms.gov.br