Autor de facada em Bolsonaro, Adélio Bispo será transferido de Campo Grande para MG

Preso há seis anos no Presídio Federal de Campo Grande, Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), será transferido, em no máximo 60 dias, para Minas Gerais, seu estado de origem, já que ele é de Montes Claros.

A decisão é da Justiça Federal e atende a pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que representa Adélio Bispo. A defesa sustentou que ele não poderia continuar recolhido no estabelecimento federal, ainda que a penitenciária tenha estrutura capaz de prestar atendimento médico equivalente a uma Unidade Básica de Saúde.

A DPU usou em sua argumentação a Lei Antimanicomial, que veda a internação de pessoas com transtornos mentais em estabelecimento penal sem estrutura de atendimento adequada.

A Justiça Federal deferiu o pedido de transferência e, desta forma, a Justiça de Minas Gerais deverá providenciar tratamento ambulatorial ou internação em leito hospitalar, com medidas de segurança necessárias à integridade de Adélio, que foi diagnosticado como tendo transtorno mental.

Adélio esfaqueou o presidente Jair Bolsonaro no dia 6 de setembro de 2018, durante a campanha presidencial. Bolsonaro, que na época era candidato, foi esfaqueado no abdômen no momento em que era carregado por apoiadores em Juiz de Fora (MG).