Mato Grosso do Sul registrou 9 novos casos de gripe K, elevando o total para 12 infecções. A gripe K é uma nova variante subclado K, uma mutação do vírus influenza H3N2. Segundo o infectologista Julio Croda, a circulação de novas variantes é um fenômeno considerado “natural”.
Os novos casos foram identificados em residentes de Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porã e Três Lagoas, com idades variando de 3 meses a 87 anos, incluindo crianças e idosos.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que todos os nove novos casos confirmados do subclado K da Influenza A (H3N2) estão sob investigação epidemiológica, e informações complementares foram solicitadas aos municípios de residência
dos pacientes.
Importância da Vacinação
O infectologista Croda explica que a variante K representa uma alteração antigênica da proteína, circulando com maior intensidade devido à menor imunidade coletiva.
Como essa variante não havia circulado anteriormente, a vacina não oferece proteção elevada, contribuindo para a disseminação do vírus.
Entretanto, pessoas vacinadas com a versão mais recente do imunizante ainda têm um nível de proteção contra o vírus influenza H3N2, especialmente para prevenir casos graves, hospitalizações e óbitos. Croda destaca que a ocorrência de cepas diferentes ao longo dos anos é normal e pode resultar em uma eficácia menor da vacina.
Sintomas e Recomendações
Os especialistas afirmam que a duração da doença não apresentou mudanças significativas, geralmente durando de três a sete dias, semelhante a outras gripes.
Embora não haja evidências de que o vírus cause quadros mais prolongados, a gravidade dos sintomas pode variar entre os pacientes.
Os sinais de alerta incluem febre alta e prolongada, falta de ar, cansaço intenso, prostração ou piora clínica.
Em crianças pequenas, idosos e pessoas com comorbidades, é recomendado buscar avaliação médica assim que os sintomas surgirem.
Os três primeiros pacientes diagnosticados com a gripe K já se recuperaram e receberam alta hospitalar.
Entre eles, um bebê de cinco meses e dois idosos, de 77 e 73 anos. Apenas um dos pacientes apresentava comorbidades, e somente um caso evoluiu para síndrome respiratória aguda grave, necessitando de internação.
Prevenção e Cuidados
A Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande (Cievs/CG) divulgou orientações para a população, recomendando evitar aglomerações, manter ambientes limpos e ventilados, adotar hábitos de etiqueta respiratória e usar máscara em caso de sintomas gripais.
Pacientes com sintomas leves devem procurar as Unidades de Atenção Primária, enquanto aqueles com sintomas moderados a graves, como falta de ar, devem se dirigir diretamente às unidades de urgência e emergência. A vacinação continua sendo uma medida essencial para prevenir infecções e complicações graves.
O Ministério da Saúde reforçou que a vacinação contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, com 1.103.949 doses já aplicadas em Mato Grosso do Sul. A cobertura vacinal entre os grupos prioritários é de 61,02%, com 407.835 doses destinadas a essas pessoas.
