Após restrições pela Covid-19, comércio na fronteira ainda não se recuperou do prejuízo

As vendas ainda não decolaram em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), após as restrições impostas pela Covid-19, primeiro pelo Governo do país vizinho e agora pelo Governo do Brasil.

Durante os meses em que a fronteira ficou fechada, 300 empresas faliram ou fecharam as portas, enquanto outras optaram por reduzir o número de funcionários, demitindo mais de cinco mil trabalhadores.

Além disso, apenas cerca de dois mil trabalhadores conseguiram recuperar uma renda semelhante à pré-pandemia, mas graças ao fato de terem se aventurado na gastronomia e em outras atividades para completar o orçamento.

É importante ressaltar que a maior parte da receita dessas pessoas está sendo gasta com remédios e alimentos, o que impacta negativamente em grande parte da população, pois 40 mil pessoas que compõem a população economicamente ativa trabalham no comércio.

Segundo as autoridades de Pedro Juan Caballero, enquanto persistir a pandemia de Covid-19, será difícil para a economia local se recuperar totalmente, ainda mais levando em conta a imunização limitada contra a doença.