A Prefeitura de Costa Rica seguiu à risca o velho ditado de que, “se a vida te der limões, faça uma limonada” no episódio em que cometeu uma gafe internacional ao usar uma foto do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para ilustrar um campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para idosos no município via SUS (Sistema Único de Saúde). Quando a foto foi postada nas mídias sociais, o erro foi detectado pelos leitores, que viralizaram a falha e a transformaram em um meme.
Porém, a Prefeitura não se deu por vencida e utilizou a chacota na Internet para tornar o meme seu principal chamariz à campanha, adotando oficialmente figuras ilustres mundialmente, como a rainha Elizabeth II, líder maior do Reino Unido, e o Papa Francisco. “Joe Biden, Elizabeth II rainha da Inglaterra, Papa Francisco e Dalai Lama. Todos eles já tomaram a vacina e você?”, indaga a campanha, que segundo o prefeito Cleverson Alves (PP).
Além da arte com Joe Biden, já circula nas redes sociais oficiais de Costa Rica a campanha com Elizabeth, com o Papa e com o líder Dalai Lama. “Tudo começou com o erro da agência. Pedimos a foto de um idoso sendo vacinado, mas mandaram essa com o Biden. Eu vi e falei que estava errado”, explicou ontem (14) o prefeito ao site Campo Grande News. Diferentemente do dia anterior, quando tudo foi atribuído a uma fake news criada por opositores, o chefe do Executivo agora admitiu o erro e explicou que a arte foi apagada e outra, sem Biden, postada a seu pedido.