Um estudo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevê que o pedágio a ser cobrado na Rota Tuiuiú, como passou a ser determinado o trecho sul da BR-163 e da BR-267, terá o valor entre as concessões do Brasil.
Elaborado pela Infra, o estudo de viabilidade econômica prevê investimento de R$ 12 bilhões na rodovia, sendo R$ 6,8 bilhões para obras de ampliação e melhoria e R$ 5,2 bilhões para a manutenção. O custo não inclui a duplicação, um sonho antigo do sul-mato-grossense que naufragou com o fracasso da privatização da BR-163 nas mãos da CCR.
Pela proposta prévia, o modelo seria o mesmo previsto para a Rota Pantanal, que engloba o trecho norte da estrada, entre Campo Grande e Sonora. A vencedora do leilão será obrigada apenas a construir faixas adicionais em alguns trechos e a rodovia seguirá em pista simples na maior parte da extensão.
A Rota Tuiuiú prevê a concessão de 714,4 quilômetros, sendo 466 da BR-163, entre Campo Grande e Mundo Novo, e 248,1 da BR-267, entre Nova Alvorada do Sul e a divisa com São Paulo. Os técnicos consideraram apenas a duplicação de 29 quilômetros na BR-163.
Além de passarelas, rotatórias e viadutos, o projeto prevê, como principal melhoria, a construção de 155 quilômetros de faixa adicional, sendo 98 km na 163 e 57,5 na 267. Ou seja, a rodovia entre Nova Alvorada do Sul e São Paulo não terá nenhum quilômetro duplicado.
Apesar de prever a manutenção da pista simples, o preço do pedágio na BR-163 deverá ter aumento de 138%, passando de R$ 7,29 para R$ 17,40 a cada 100 quilômetros. A expectativa é colocar quatro praças de pedágio na BR-267, já que a 163 conta com cinco.
Contudo, o valor estipulado é o maior entre as cinco concessões de rodovias em estudo. O valor médio na Rota Sertaneja, que compreende as BRs 153 e 262 em Goiás, será de R$ 12,89. Ou seja, o valor cobrado em Mato Grosso do Sul será 35% mais caro.
O valor a ser pago pelo motorista sul-mato-grossense será maior que o previsto para as rotas Sertaneja (R$ 12,29), dos Cristais (R$ 12,93) e Pantanal (R$ 13,61).
O estudo de viabilidade técnica ainda não foi oficialmente incluído no cronograma de concessão da ANTT. Somente após concluir o levantamento, a agência vai realizar audiência pública e definir o edital.
A bancada federal e os políticos prometem se mobilizar para exigir que o Governo federal garanta a duplicação total da BR-163, como forma de viabilizar um trânsito seguro e garantir condições para o desenvolvimento econômico do Estado.