Ano começa “turbinado” na fronteira com grandes apreensões de cocaína e de maconha

O fim de semana na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul deu prejuízo para os traficantes de drogas que agem na região. Enquanto no sábado (14) agentes da Polícia Federal do Brasil apreenderam cerca de seis toneladas maconha, no domingo (15) foi a vez de agentes especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) interceptar um avião monomotor com grande carga de cocaína.

No caso da maconha, a PF encontrou as seis toneladas de droga em um caminhão localizado entre Ponta Porã (MS) e Dourados (MS), sendo confirmado o maior carregamento de maconha apreendido neste ano no Brasil. O motorista foi preso em flagrante e os policiais federais seguem investigando o destinatário do carregamento em região portuária internacional.

Ainda conforme a PF, denúncia anônima indicou que o caminhão estaria transportando grande quantidade de maconha em meio a uma carga de grãos de milho que seria levada para o Porto de Paranaguá, no Paraná. A Polícia Federal não informou o nome do motorista preso nem detalhes da operação que ainda estaria em andamento.

Avião

Já no caso da cocaína, a apreensão ocorreu em território paraguaio e cinco pessoas foram presas. De acordo com Francisco Ayala, diretor de Comunicação da Senad, a apreensão ocorreu durante a “Operação Aurora”, que foi realizada em Ayolas, Departamento de Misiones.

Ainda não está definida a quantidade de cocaína apreendida, mas, das cinco pessoas presas, três são paraguaias e duas bolivianas. A apreensão aconteceu em uma pista clandestina após trabalho em coordenação com a Dinac (Direção Nacional de Aeronáutica Civil) e Força Aérea do Paraguai.