Alerta! Número de casos suspeitos de febre maculosa no Estado subiu para cinco

Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O número de casos suspeitos por Febre Maculosa Brasileira (FMB) em Mato Grosso do Sul subiu para cinco. De acordo com a SES (Secretaria Estadula de Saúde), sete casos foram investigados no Estado e, desse total, dois foram descartados, sendo um homem, de 29 anos, de Ribas do Rio Pardo, e uma idosa, de 63 anos, de Campo Grande.

 

A SES informou que outros cinco casos seguem sob investigação, sendo um homem, de 61 anos, de Aquidauana, uma mulher, de 48 anos, de Figueirão, um idoso, de 72 anos, de Aparecida do Taboado, um homem, de 61 anos, de Campo Grande, e um bebê, de apenas um ano, também da Capital.

 

Conforme notificou a SES, todos os suspeitos estão em tratamento domiciliar, exceto a criança, de um ano, que segue hospitalizada em Campo Grande. No Estado, desde 2015, foram notificados 119 casos suspeitos de Febre Maculosa e sete casos confirmados, sendo o último registrado em 2018, no município de Campo Grande.

 

“Apesar de nenhum óbito ter ocorrido nesse período, as condições edafoclimáticas, associadas à presença dos reservatórios e amplificadores da doença no estado reforçam a necessidade de vigilância acerca do risco de transmissão da FMB”, disse em nota a SES.

 

O médico-veterinário Renato Andreotti, da Embrapa Gado de Corte, destacou que, apesar do baixo índice de contaminação, o potencial de novos casos é grande devido à falta de educação ambiental da população.

 

Ele pontuou que há poucos casos de febre maculosa, mas o potencial para acontecer mais é grande, pois temos vários carrapatos que circulam com o agente. Além disso, não existe educação ambiental e um plano de manejo das capivaras, já que os parques não têm sinalização adequada, aumentando o risco.