Os sites nacionais já dão como certa a saída do sul-mato-grossense Luiz Henrique Mandetta do comando do Ministério da Saúde ainda nesta semana. Em clima de despedida, o ministro informou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, já está procurando um nome para assumir a pasta.
Ele avisou sua equipe que ele será demitido por Bolsonaro ainda nesta semana e que o presidente já procura um nome para substituí-lo. A Folha de S. Paulo divulgou que o anunciou aconteceu após a entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, da qual o ministro participou ontem (14).
Antes da coletiva, Mandetta esteve presente na reunião do conselho, com Bolsonaro e os demais ministros. Segundo relatos, o chefe da Saúde ficou em silêncio durante todo o encontro. Mandetta e Bolsonaro estão em crise após divergirem sobre medidas de combate ao coronavírus.
Enquanto o ministro defende um isolamento total para evitar o aumento do contágio, seguindo os protocolos internacionais, o presidente acredita que apenas o grupo de risco deveria ficar em casa, enquanto o resto da população continue trabalhando para evitar uma crise econômica. Na semana passada Bolsonaro chegou a cogitar demitir Mandetta, mas foi convencido pela ala militar do seu governo em manter o ministro.
No domingo (12), o chefe da pasta da Saúde concedeu uma entrevista à TV Globo na qual ele criticou a postura de Bolsonaro e pediu união no discurso. Essa atitude incomodou a ala militar que até então estava em sua defesa e impulsionou sua demissão.