Uma ação integrada realizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, em Corumbá, desarticulou uma rede de tráfico interestadual de drogas e provocou prejuízo superior a R$ 1,5 milhão ao crime organizado. A operação ocorreu na quarta-feira (21), durante a Operação Fronteira Blindada.
A fiscalização contou com a atuação conjunta da Polícia Militar, da Marinha do Brasil e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Durante o trabalho, quatro ônibus clandestinos que seguiam com destino ao estado de São Paulo foram abordados.
Ao todo, 18 pessoas foram identificadas transportando cocaína na modalidade conhecida como “engolidos”, em que os envolvidos ingerem cápsulas da droga para tentar ocultar o crime. Um dos suspeitos não conseguiu ingerir todo o entorpecente e parte da cocaína acabou sendo escondida em frascos de shampoo. Os outros 17 transportavam cerca de um quilo da droga cada um, ingerida em cápsulas.
De acordo com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, este é o maior número de pessoas presas em uma única ocorrência envolvendo essa modalidade de tráfico. O caso também representou um recorde histórico no âmbito da Receita Federal no combate a esse tipo de crime.
Todos os 18 envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à autoridade policial para as providências legais. O impacto financeiro ao tráfico interestadual de entorpecentes foi estimado em mais de R$ 1,5 milhão, atingindo diretamente a logística e o fluxo financeiro das organizações criminosas.
