Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que o setor de franquias em Mato Grosso do Sul movimentou R$ 984 milhões e atingiu 2.853 unidades ao longo de 2025.
Esses números representam um crescimento de 7,8% em faturamento e 2% em unidades em comparação a 2024, consolidando o estado como uma das praças mais competitivas do Centro-Oeste. A região, por sua vez, totalizou R$ 6,8 bilhões em faturamento, com um crescimento de 9,3%.
Os segmentos que se destacaram foram os de serviços automotivos, alimentação e entretenimento/lazer. Segundo Eduardo Santinoni, diretor regional da ABF para o Centro-Oeste, o Estado é considerado estratégico para marcas que buscam um crescimento inteligente alinhado às oportunidades locais.
“Mato Grosso do Sul demonstra sua capacidade de atrair investimentos, oferecendo um ambiente competitivo, um consumidor ativo e operações que escalam rapidamente. Mesmo diante das oscilações do cenário nacional, o estado conseguiu manter seu crescimento, fortalecer o faturamento e aumentar a presença de marcas consolidadas. Assim, Mato Grosso do Sul se estabelece como uma plataforma estratégica para aqueles que buscam uma expansão consistente, inovação e segurança no franchising”, afirmou Santinoni.
O modelo de franquias permite que o proprietário de uma marca (franqueador) conceda o direito de uso de sua marca, produtos e know-how a um investidor (franqueado), que opera uma unidade replicando um modelo já estabelecido e bem-sucedido.
Isso ocorre mediante o pagamento de taxas iniciais e royalties, seguindo os padrões operacionais da rede, o que proporciona ao franqueado uma maior probabilidade de sucesso com o suporte de uma marca reconhecida. Exemplos de franquias incluem McDonald’s (fast-food), O Boticário (cosméticos) e Cacau Show (chocolates).
