Enfermeiros e funcionários administrativos da Santa Casa de Campo Grande farão uma paralisação a partir das 6h30 desta segunda-feira (22) em protesto pelo atraso no pagamento do 13º salário. “O décimo terceiro é um direito de cada trabalhador. É justo ficar trabalhando sem receber décimo terceiro?”, questionou Lázaro Santana, presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), em uma mensagem à categoria convocando para a mobilização.
Com a paralisação, o número de funcionários disponíveis para atender os pacientes será reduzido. Os enfermeiros realizarão uma assembleia para decidir se entrarão em greve. Paralelamente, os médicos, que também não receberam, farão uma assembleia às 19h30 desta segunda na sede do SinMed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) para discutir ações em relação ao atraso.
Marcelo Santana Silveira, presidente do SinMed-MS, informou que o sindicato já entrou com uma ação judicial sobre a falta de pagamento. “A categoria está bastante chateada; é uma situação que se repete”, afirmou.
Os funcionários do hospital foram informados na última sexta-feira (19) de que não receberão os valores devidos. De acordo com a ata da reunião do hospital, a decisão foi tomada devido à “situação financeira crítica da instituição”, que destaca três anos sem o devido equilíbrio econômico-financeiro no contrato com o poder público. Como resultado, foi proposta a divisão do pagamento da verba em três parcelas, a serem pagas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026, no dia 25 de cada mês.
