
Ligado à facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), o uruguaio Sebastián Henrique Marset Cabrera, o “El Jugador”, um dos traficantes mais procurados do mundo, gravou um vídeo na Bolívia ameaçando as forças policiais de travar uma guerra na fronteira com Mato Grosso do Sul.
Conforme o vídeo publicado pelo site Metrópoles, a gravação foi realizada no último fim de semana, em Santa Cruz de la Sierra, cidade onde El Jugador mantém sua base de operações. Ele aparece portando um fuzil e cercado de aliados armados, diante de bandeiras e símbolos que remetem ao PCC e à atuação do grupo também no Paraguai.
“Vocês ficam dizendo onde a gente está. Hoje posso estar aqui, amanhã no Paraguai, outro dia na Bolívia, outro na Colômbia. Onde for, estamos preparados para fazer guerra com quem for, com o Colla, com a polícia. Não ligo para ninguém”, ameaçou.
O Colla citado é Erlan “El Colla” García López, ex-aliado e hoje um dos principais rivais do uruguaio, de acordo com o site Metrópoles. As investigações apontam que El Jugador teria sequestrado Colla recentemente, desencadeando uma disputa violenta entre facções na Bolívia.
No mesmo vídeo, o traficante ainda envia um alerta: “Melhor sermos amigos que inimigos. Quem escolhe a guerra com a gente não se dá bem”. Entre os presentes na gravação estão Patric Velinton Salomão (Forjado), Pedro Luiz da Silva Soares (Chacal) e Sérgio Luiz de Freitas Filho, o “Mijão”, apontados como integrantes da liderança das ruas do PCC.
Mijão foi condenado por tráfico interestadual de drogas em um caso ligado a Mato Grosso do Sul, após a apreensão de 58 quilos de cocaína pela PMR (Polícia Militar Rodoviária) em Amandina, distrito de Ivinhema (MS), no dia 4 de novembro de 2013.
Em abril de 2023, ele foi condenado pelo juiz Rodrigo Barbosa Sanches, da 1ª Vara de Ivinhema, a 8 anos e 2 meses de prisão, mas pôde recorrer em liberdade. A defesa tentou anular a sentença no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), porém a desembargadora Elizabete Anache manteve a pena em 11 de abril de 2024.
