O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) já ressarciu mais de R$ 32 milhões a 45.199 aposentados e pensionistas de Mato Grosso do Sul que tiveram seus descontos indevidos praticados por associações e empresas sob investigação.
Conforme o INSS, outros 45.398 aposentados e pensionistas do Estado que já aderiram ao ressarcimento aguardam o pagamento. O número representa 65,96% do total de 68.826 aposentados e pensionistas aptos a aderir ao acordo.
Em todo o Brasil, o governo federal brasileiro já pagou R$ 2,1 bilhões no acordo de ressarcimento, sendo que, ao todo, 3,1 milhões de aposentados e pensionistas foram contemplados. Quem adere ao acordo, se compromete a não ingressar com ação judicial futura contra o INSS.
O governo federal propõe a correção do valor por meio da inflação, do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), aferido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam a análise da resposta das entidades vão poder aderir ao ressarcimento.