Um avião caiu na noite desta terça-feira (23) e deixou quatro mortos em Aquidauana, cidade localizada no Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal. Entre as vítimas, está o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores arquitetos do mundo.
A informação da morte do arquiteto foi confirmada pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil). Ele é idealizador do conceito de cidades-esponja, técnica que usa a vegetação e o desenho de canais hídricos para revitalizar paisagens urbanas e evitar eventos extremos.
Ele esteve presente na abertura da Bienal de São Paulo, onde exibe projetos baseados no conceito de cidades-esponja.
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram contatados para realizar ação inicial no acidente que envolve a queda de uma aeronave de matrícula PT-BAN.
Na ação, profissionais aplicam técnicas específicas para coleta de dados. Em nota, a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, afirma que foi acionada para atender a ocorrência na zona rural de Aquidauana.
“Equipes da PCMS, incluindo peritos criminais, estão em campo para a realização de procedimentos de praxe e o levantamento de dados preliminares”, afirma.
O cineasta Luiz Fernando Ferraz é o diretor do documentário “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, que aborda a tragédia aérea que matou quase todo o time da Chapecoense em 2016 e foi indicado ao Emmy Internacional, enquanto o arquiteto chinês Kongjian Yu gravava um documentário sobre o conceito de cidades-esponja, tendo a como parceiro na empreitada o documentarista Rubens Crispim Jr.
Com a trajetória iniciada em 2007 na Olé Produções, Luiz Fernando Ferraz também dirigiu obras como To Wino or To Win, produção sobre o Al Nassr Futebol Clube, time da Arábia Saudita com sede em Riade. O diretor brasileiro esteve à frente do documentário sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em diversos festivais internacionais, e assinou a direção de uma série dedicada a artistas contemporâneos, chamada Algo no Espaço.
Já o chinês Kongjian Yu é criador do conceito de cidades esponja, cuja proposta é conviver com a água em vez de combatê-la, ou seja, com parques e áreas verdes absorvendo o excesso de chuva e reduzindo enchentes. Doutor pela Universidade de Harvard, Yu também era professor na Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Ele ainda era consultor do governo chinês e já havia projetado obras em mais de 70 cidades, muitas delas premiadas.
Por sua vez, o documentarista Rubens Crispim Jr trabalhou em diversas produtoras dirigindo e fotografando documentários, séries e filmes de arte. Ele fundou a produtora Poseídos, que tem quase 20 anos de atuação no mercado audiovisual. Ele ainda trabalhou em canais e plataformas, como Discovery Channel, National Geographic, Arte 1, TV Globo, TV Cultura e a plataforma de streaming Cultura em Casa.
Segundo o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), os dois diretores e o arquiteto viajaram para o Pantanal no sábado (20) para gravar um documentário sobre as cidades-esponja, sendo que eles voltariam para Campo Grande ontem. Antes disso, Kongjian Yu passou pela Bienal do Livro em São Paulo e, no início do mês, esteve na conferência internacional do CAU 2025 em Brasília, no Distrito Federal.
Há suspeitas de que o piloto tenha tentado uma arremetida, procedimento em que a aeronave interrompe o pouso para subir novamente. Pouco depois, o avião teria perdido altitude e caído, resultando em uma explosão imediata. Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) estão no local, que é de difícil acesso. Em consulta à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o registro da aeronave consta como operação negada para táxi aéreo.