Sempre buscando inovação e eficiência, a TV Educativa MS inicia uma nova fase em sua história. A partir do dia 26 de agosto, a emissora lança o Futura no canal 4.2, o primeiro 100% voltado para a educação e arte no Estado. Este é o resultado da parceria entre a Fertel (Fundação Jornalista Luiz Chagas) e a Fundação Roberto Marinho.
Segundo o diretor-presidente da Fertel, Orlando Loureiro, a afiliação fortalece o papel da emissora pública: “A parceria com o Canal Futura amplia nossa missão de levar conteúdo que informa, educa e forma cidadãos conscientes. Mato Grosso do Sul terá acesso a uma grade ainda mais plural, inclusiva e transformadora.”
Modelo pioneiro e produção regional
Criado em 1997, o Futura é referência nacional em programação educativa, documentários, séries e debates voltados ao desenvolvimento social. Com modelo participativo e inclusivo, o canal reúne parcerias estratégicas de organizações privadas comprometidas com o investimento social.
Além da programação nacional, o Canal 4.2 da Educativa MS contará com produções regionais, valorizando a cultura, a ciência, o meio ambiente e a realidade sul-mato-grossense.
Programa local
Uma das atrações será o Educa+, programa semanal exibido às quintas-feiras. Em sua primeira temporada, o Educa+Enem contará com professores convidados abordando temas do Exame Nacional do Ensino Médio. O programa vai mergulhar em temas do Enem, como redação, história e matemática. Depois de exibido, o Educa+ ainda tem a vantagem de ser usado como material de apoio para professores em salas de aula em toda a rede de ensino.
Fábrica de conteúdos e streaming
Dentro do processo de transformação, a Educativa MS também investirá em uma plataforma própria de streaming, que disponibilizará programas completos para que os interessados possam reexibir em qualquer plataforma a custo zero. Ainda neste conceito de distribuição gratuita, a Educativa vai produzir uma diversidade de conteúdos que vão de programas de auditório a grandes reportagens, sempre com a preocupação de mostrar a realidade do estado, seu povo e suas culturas.
Tudo isto é parte do compromisso feito no primeiro mês da gestão de Loureiro, realizando, desta forma, seu desejo de ter uma “fábrica interna de conteúdo para oferecer ao mercado sem preocupação com exclusividade. “Como emissora pública, estamos prontos para abrir mão desta exclusividade e contribuir com o mercado”, esclarece o diretor presidente da Fertel.
Em breve a Educativa MS vai lançar o documentário sobre a Rota Bioceânica, fruto de uma expedição realizada no final do mês de julho, com profissionais da emissora e em parceria com uma rede nacional. “Temos equipe capacitada e motivada para entregar os melhores produtos. É a nova Educativa: leve, humana e inclusiva”, finaliza Loureiro.
Outras novidades
A Rádio Educativa 104.7 FM lançou o programa jornalístico Agora 104, que mistura notícias e músicas, de segunda a sexta, das 7h às 8h.
O Canal 4.1, afiliado à TV Cultura, terá ampliação dos conteúdos locais nas próximas semanas.
Toda a produção pode ser acompanhada pelo portal educativa.ms e pelas redes sociais @educativams.
Serviço
Estreia da programação do Canal Futura na TV Educativa MS
Data: 26 de agosto de 2025
Canal 4.2 – TV Aberta (Campo Grande e região)
Portal: educativa.ms
Redes sociais: @educativams