Durante o pente-fino realizado pela SEAD (Secretaria Estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos) foi encontrado um beneficiário do programa Mais Social que é proprietário de um Porsche avaliado em mais de R$ 1,9 milhão.
O cidadão estava inscrito no programa voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social mantido pelo Governo do Estado para receber R$ 450,00 por mês. No entanto, o pente-fino encontrou outros beneficiários em situação financeira de alto padrão.
Para evitar esse tipo de fraude, a SEAD faz rotineiramente os pentes-finos em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, visitando as famílias dos beneficiários. E, no fim do ano passado, se depararam com o caso do proprietário do Porsche e outro que é proprietário de uma caminhonete de luxo, sendo que ambos já tiveram o benefício cortado neste ano.
Segundo a SEAD, o número de pessoas que fazem parte do programa diminuiu drasticamente em decorrência do “pente-fino” ao qual os beneficiários são submetidos constantemente para verificar o andamento do programa. Ainda conforme a Pasta, para receber o benefício, o cidadão precisa assinar um documento em que afirma estar dentro dos parâmetros exigidos.
Para estar apta a receber o Mais Social, a pessoa deve ter renda mensal inferior a um salário mínimo e estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), do Governo Federal. Além disso, também encontraram beneficiários usando o recurso para assinar a Netflix ou utilizando para comprar bebidas alcoólicas. Nesse caso, a pessoa utilizou o cartão em Florianópolis (SC) durante férias nas praias da ilha catarinense.
No entanto, não são apenas picaretas que estão se beneficiando do Mais Social, há também as pessoas que realmente precisam do programa. Quando ele foi iniciado, por exemplo, o Estado tinha 40 mil pessoas em situação de extrema pobreza, mas, agora, esse número foi reduzido para 17 mil.